domingo, 3 de outubro de 2010

Guiados pelo Saber


Ao saber que a Filosofia é o amor pela sabedoria, podemos nos questionar do que é a sabedoria; então chegaremos ao conceito que ela é tudo o que se sabe, sendo essa uma visão do senso comum; indo mais além poderíamos dizer que é aquilo que conseguimos desvendar, o que conseguimos expressar através da razão.

O contrário da sabedoria é a ignorância, logo podemos dizer que a ignorância é o fato de não saber. Mas o que é o saber? E, qual sua utilidade? Essas perguntas nos levam a perceber a importância da Filosofia em nossas vidas, pois o papel dela é fazer as pessoas questionarem tudo aquilo que lhes é imposto.

Atualmente, todos nós precisamos buscar o conhecimento, não só da área em que atuamos, mas em tudo. Esse conhecer excessivo nos leva ao verdadeiro saber.

Não podemos impor limites à sabedoria, pois sempre haverá algo novo para se aprender, assim como não devemos nos acomodar na ignorância (impor limites à sabedoria ou não buscar conhecimentos). Mas qual é a utilidade de tantos conhecimentos?

Nos dias de hoje, devemos ter todos os conceitos para estarmos preparados para tudo, pois, querendo ou não, a sociedade cobra isso de nós. Logo entendemos que o avanço é proveniente da busca incessante pelo saber.

Temos que aprender a nunca nos acomodar por pouco saber e muito menos por nada. Sejamos sábios, busquemos todo conhecimento possível, critiquemos tudo, sejamos nós mesmos.

Nenhum comentário: